Este Blogue não quer ter nada a ver com o novo Acordo Ortográfico...

.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Como escrever muitas vezes equipa.

Na história da Humanidade, nunca se enfatizou tanto a importância do trabalho em equipa como nos dias que correm.
A prática tem comprovado que o trabalho em equipa faz todo o sentido. Não é outra a razão que leva um empresário a investir na formação para consolidar equipas eficientes e bem preparadas.
Todavia, para que haja um bom resultado no trabalho de equipa, é preciso mudanças na intimidade do indivíduo que a compõe, de modo a melhorar a sua actuação, já que a equipa é o resultado da soma das características de cada um dos seus membros.
Assim sendo, cabe a cada criatura, a busca do aperfeiçoamento individual, investindo em si mesmo para que possa ser um elemento útil no conjunto.
Há algum tempo, valorizava-se muito a competência específica de cada um em particular, sem atentar para sua actuação dentro da equipa.
Hoje em dia, entretanto, não basta ser um membro eficaz, é preciso ser um membro eficaz dentro da equipa. Por outras palavras, é preciso que se leve em conta os objetivos comuns do conjunto.
Um jogador de basquete, por exemplo, pode ser muito bom nas jogadas individuais, mas, se não joga bem com o conjunto, certamente o técnico escolherá outro menos eficiente que saiba dividir o jogo com o resto da equipa.
Assim, cada indivíduo é uma engrenagem inteligente dentro do conjunto de realizações. Cada qual é peça importante para que se atinjam os objetivos estabelecidos pelo conjunto.
Na construção de um edifício, todos têm que executar a sua parcela com muita responsabilidade e competência para que não resultem danos à obra.
Desde o engenheiro, o arquitecto, o mestre de obras e o mais humilde pedreiro são importantes para se atingir um bom resultado no final da construção.
Um tijolo mal colocado, uma viga mal feita, a massa mal preparada, um pequeno buraco deixado por descuido, podem ocasionar, ao longo do tempo, o desmoronamento do edifício.
A vida em sociedade é Lei Divina. É por essa razão que até os animais buscam agregar-se para atingir os objetivos de sobrevivência.
Geralmente caçam em bandos, voam em bandos, organizam verdadeiras colónias, onde cada um exerce função específica dentro das necessidades comuns.

Uma equipa é tudo!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário