Este Blogue não quer ter nada a ver com o novo Acordo Ortográfico...

.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Um Texto para voçês

Vão a este Blogue, está a começar, mas o texto é porreiro

http://diarycook2.blogspot.com/2010/09/diario-de-um-cozinheiro-ii.html

Diario de um Cozinheiro II
ENTRAAAA SÃO DUAS PESSOAS ... (fez se silêncio na cozinha...todos ficaram estactivos no seu lugar, as atenções redobraram-se...) SÃO dois cremes de abobora um deles sem ar de figo fresco mas com po de azeite trufado, segue um pombo confitado com gratinado de castanhas e um tornedó de novilho a 58º com spaghetti de batata doce...

SIIIIIM CHEEEEEEEEF ...

Sim Chef, "grito de guerra" dito por várias vozes em simultaneo cheias de garra e ambição, que marca o inicio de pequenos movimentos de braços, maos e dedos que actuam de forma coordenada, e ritmada com o objectivo de prestar um serviço rapido, perfeito e eficiente para com a Excelência. O nosso empenho, amor e dedicaçao para com a Cozinha, é posto à prova com um "tiro no escuro" ao conseguirmos ir de encontro com a espectativa do Quê de cada Cliente. O resultado final por sua vez, esta no equilibrio e na harmonia de cada miligrama de tempero que se acrescenta a cada confecção de modo a intensificar o gosto e dando aquele toque que no nosso palato marcara a diferença. Isto sempre respeitando o produto.
Ao contrario do que se possa pensar, um cozinheiro não se limita apenas a estar dentro da sua casa, a virar se para tras e a colher meia duzia de folhas perfumadas de tomilho, para aromatizar o ratatuille, dando lhe assim o toque aromatico que faltava.
Não querendo desmoralizar ninguém, isto é uma cozinha domestica. Uma alta-cozinha de um hotel ou restaurante, é um lugar onde existe muita pressão, gritos, stresse, e acima de tudo ... Disciplina. Digamos que uma boa cozinha, funciona a base de um " regime militar " onde não ha lugar para mas nem meio mas, onde temos de ouvir e calar, e aguentar a pressão ate sentirmos aquela veiazinhas no centro da nossa testa a latejar de tal maneira como se fosse rebentar.
A meu ver, o maior respeito que se dá a um determinado produto ou materia prima quando a trabalhamos, é o aperfeiçoamento ao maximo da tecnica de confecçao, ou de corte, ou de conservação que cada produto tem.
Pois se reflectirmos bem sobre este assunto, nos nao estamos a inventar nada. Apenas estamos a dar continuidade as ideias dos Mestres. È a eles que devemos agradecer e dizer ... " Obrigado".
Falamos porem de por exemplo Marie Antoine (Antonin) Carême, que foi nada mais nada menos considerado o " Chef dos Reis, e o Reis dos Chefs ", digamos que ele foi o fundador do conceito de alta gastronomia. Apos a sua morte Auguste Escoffier deu continuação ao seu trabalho, modernizando o sistema de cozinhas, criando brigadas, e impondo disciplina e sobriedade.
Se formos a ver, foi devido a estes nomes e muitos mais, que hoje conseguimos ter e ser o que temos hoje em dia. Quando me refiro a respeitar o produto em relação ao corte, e a sua confecção, é dizer que o que estamos a fazer merece todo o respeito, porque é algo que foi inventado ha 300 anos por alguem que estudou, criou e decidiu que por a + b deveria ser daquele modo.
Isto para mim é respeitar a cozinha e o seu produto. Contudo nao somos todos iguais, e agora cabe a cada um o caminho que quer seguir na Cozinha. Eu quero seguir o caminho de um livro que foi criado ha mais de 100 anos que se chama " Larousse Gastronomic " e que é digamos a "Biblia da Cozinha " ( sebem que ha mais ) e que tem cerca de 1400 paginas e esta na minha mesa de cabeceira ....
" O ponto maximo da criação é a nossa imaginação ... "

TExto de Nuno Silva

2 comentários: