Este Blogue não quer ter nada a ver com o novo Acordo Ortográfico...

.

sábado, 9 de outubro de 2010

Revista Sábado.



Inaugurado em Fevereiro de 2008, o jovem restaurante Bocca rapidamente conquistou a crítica, tendo já recebido dois prémios de prestígio: o Garfo de Ouro 2009, do guia Boa Cama Boa Mesa do Expresso, e a Hot List 2009 da Condé Nast Traveler.

Alexandre Silva é o chef responsável pela cozinha e conta que é "um monstro" para os seus cozinheiros. Na brincadeira, claro. Apesar da pressão, o chef também dinamiza o convívio entre o grupo. "Claro que há momentos para tudo mas às vezes estamos na brincadeira e rimos tão alto que se ouve lá dentro na sala. Têm de nos vir avisar", conta.

Para aumentar ainda mais a pressão, existe uma janela que separa a sala de refeições da cozinha, podendo os clientes ver tudo o que se passa durante a confecção dos pratos. Mas o contrário também acontece. "Gosto de observar os clientes, para perceber se estão a gostar. Uma vez tivemos um crítico gastronómico a jantar cá e reparei que ele comeu praticamente tudo com as mãos, para degustar. Há pessoas com sensibilidade que sabem e sentem o que está no prato e isso é muito bom para nós", revela Alexandre Silva.

Com muitos pratos cozinhados a vácuo e uma enorme quantidade de peixes, a cozinha do Bocca pretende ser criativa e ligar vários aromas bem distintos. "Temos um prato de pescada que é acompanhado com caldo de pato. É a ligação entre terra e mar", explica.

Na sala do piso inferior, encontra-se o GastroBar, um espaço que propõe menus mais económicos, onde um almoço pode variar de 10 a 15 euros por pessoa.

Já no Bocca, um jantar pode chegar aos 55 euros por pessoa. Os menus são mais requintados e oferecem mais escolhas. Só na carta de vinhos é possível escolher entre 90 vinhos a copo.

Manuel é um dos cozinheiros do Bocca. "Teve uma óptima ascensão aqui dentro", garante o chef Alexandre. No entanto, nas duas primeiras semanas de trabalho, o jovem cozinheiro andou com a carta de demissão no bolso para entregar.

Para descontrair e esquecer o trabalho, os cozinheiros têm uma solução. "Às vezes saltamos de pára-quedas para tirar um bocado a pressão", conta o chef Alexandre Silva.

1 comentário:

  1. Fico muito contente por esta cozinha e pelo projecto:) Alexanfre a * vem ai:)Bjo

    ResponderEliminar