Este Blogue não quer ter nada a ver com o novo Acordo Ortográfico...

.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Cozinheiros do Bocca #2


Nome: José Coelho
Idade: 30 anos
Cargo: Cozinheiro
Escola: Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa
Pensamento Gastronómico: Se a gastronomia é um acto social e cultural, então nós temos a importante missão de transportar para as pessoas o nosso saber, como difusores e representantes de um país e de uma pátria. Esse é o meu desafio diário e o meu grande objectivo enquanto profissional deste meio.
O que é para ti a cozinha: Não vou cair no cliché de dizer que a cozinha é uma arte (não quero também dizer que não o seja), mas prefiro dizer que a cozinha é o resultado de vários elementos e factores: criatividade, trabalho árduo, capacidade para sofrer, orgulho, privações... mas mais importante que tudo, é a união e o espirito de equipa.
Um Conselho para quem quer entrar neste mundo: deve fazê-lo de espirito aberto, deve ter aspirações, bem como ambições, mas também deve tomar consciência de que esta profissão não tem só coisas boas. Para se ter sucesso e conseguir algo de relevante, para se conseguirem distinções e estatuto, é necessário dar algo à profissão. Em troca temos de oferecer dedicação, suor e lágrimas para mais tarde podermos recolher os louros. Quem vem para a cozinha pensar que arranjou um emprego, desengane-se, ser cozinheiro é um trabalho que acarreta grandes responsabilidades, mas que ao mesmo tempo é dignificante e um motivo de orgulho.

1 comentário: