Este Blogue não quer ter nada a ver com o novo Acordo Ortográfico...

.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Por uma questão de educação e inteligência #1

Existem cozinheiros com uma aptidão natural para a cozinha, outros que não tendo essa aptidão se esforçam ao máximo, estudam e conseguem assim ficar mais ricos gastronomicamente, alguns tem a tal aptidão e infelizmente não se esforçam minimamente e outros que mesmo não tendo a já referida aptidão caem no erro e no facilitismo de não se esforçarem.
Eu não sei onde me encaixo nestes quatro perfis e sinceramente também não me compete a mim decidir isso. De qualquer maneira e se querem mesmo saber também não estou muito preocupado, até porque sei o que sou e como é obvio sou o que faço, para isso, existem muitos bons profissionais que têm como função decidir pelos outros...
Mesmo assim acredito que existe espaço para todos, até porque existem casas mais exigentes que outras, é assim e sempre será, nada a fazer! Contudo, acho que todos devem ter as mesmas oportunidades no principio e devem ser tratados com igual respeito , em suma, defendo que devemos respeitar os mais velhos e vice-versa, todos têm o direito à palavra e só assim nos conseguimos enriquecer enquanto cozinheiros e enquanto classe profissional.
Uma vez, durante o concurso Gastronomia com Vinho do Porto o Chefe Helmut Ziebell, chamou-me no fim da refeição, pediu para me sentar (estava gelado com a neve), na mesa havia mais cinco pessoas, mas a conversa parecia ser só minha e dele, falou-me de uma maneira tão especial, com um brilho nos olhos quase inexplicável, senti que estava a ser tratado como um igual; deviam existir mais Homens como Ziebell mas infelizmente ou felizmente, é único e é por isso que muitos o acham especial, formou muitos Cozinheiros, ajudou a educar a nossa cozinha, a criar um balanço entra o gosto e a técnica, um equilíbrio.
Mas como todos temos consciência, ou quase todos, esta não é a realidade, em vez disto, os cozinheiros atacam-se constantemente, apreciam cada queda, cada erro do seu igual, e não têm a ideia que isto só os prejudica.
Ser cozinheiro não é só saber cozinhar, é muito mais do que isso, é um modo de vida... e como qualquer modo de vida, tem por base uma educação e... educação todos sabemos o que é!

Alexandre Silva

9 comentários:

  1. Um cozinheiro é acima de tudo um Homem com "H" grande e foi tudo isso que aqui deixas-te escrito; parabéns Alexandre. Homens e cozinheiros como tu são preciosos e precisam-se.
    Felisberto Lopes

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Félix! Mas eu sou apenas um, é necessário todos se unirem, pelos vistos também pensas assim... fico feliz

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Não me expressaria melhor decerto...muito bem!
    Sucesso :)

    ResponderEliminar
  4. Palavras para quê Chefe Alexandre......Você é um, eu sou um, o félix mais um e ainda o nosso amigo antónio mais um.......existem muitos mais por ai e, cabe também a nós, incentivar, criar, ensinar, mostrar e dar o exemplo de que, com vontade e querer tudo é possivel e que, com o tempo e persistência dos predestinados, o sucesso será alcançado e ajudaremos a nossa cozinha a passar ao próximo nivel.....Tenho dito :)

    De quem o admira, um abraço e boa continuação.

    Luca Arguelles

    ResponderEliminar
  5. "os cozinheiros atacam-se constantemente, apreciam cada queda, cada erro do seu igual, e não têm a ideia que isto só os prejudica" representa apenas e só a realidade portuguesa ao nível gastronómico e acima de tudo a sociedade em geral. felizmente num contexto internacional não é assim, a promoção, divulgação e partilha entre chefs é a ferramenta usual com o objectivo geral de dinamizar o sector e promover a sua sustentabilidade.

    ResponderEliminar
  6. Bruno, Concordo em pleno!!! Aqui ao lado nºao se passa nada disso e é só um dos exemplos.

    ResponderEliminar
  7. belas palavras....belo ensinamento...abraço

    ResponderEliminar
  8. Na cozinha, não se aprende só a cozinhar. Na cozinha tem de se aprender a cozinhar, a estar, a liderar, a ser humilde ... enquanto se quiser.
    E eu tenho aprendido muito com alguns chefs, essencialmente com a sua postura e carácter, com a sua modéstia, com a sua competência e o seu profissionalismo. É o conjunto destes factores que lhes permite tratar a cozinha por "tu"...
    De entre vários - não muitos - nestas condições, o chef Alexandre Silva é, sem qualquer dúvida, um deles.
    E que o seja por muito tempo!
    Um abraço

    ResponderEliminar