Este Blogue não quer ter nada a ver com o novo Acordo Ortográfico...

.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Conceito Vs Técnica

Há dias em que me deito a pensar num assunto e acordo a pensar exactamente no mesmo. Hoje foi um desses dias (ou quererei dizer, ontem foi um desses dias), deite-me a pensar no dilema entre o conceito e a técnica, o que é mais importante para a minha cozinha, o que a caracteriza melhor, o conceito ou a técnica?

Eu gostava que fosse a técnica, mas felizmente é o conceito.

Para mim até à bem pouco tempo, o que seria mais importante talvez fosse a técnica, hoje em dia é o conceito.

Nenhum cozinheiro consegue dizer que tem uma cozinha própria se não for detentor de um conceito algo que o caracterize e que os outros também o caracterizem, uma "Assinatura", uma ideia, a sua ideia de como vê o mundo gastronómico e de como marcar a sua posição no mesmo. Para mim a técnica é só o meio para atingir o fim, e o fim é o que importa.

Sou Cozinheiro, preocupo-me com a experiência que consigo ou não transmitir a quem prova, preocupo-me com um "Durante", e com um "Final", o "Principio"?... esse já estamos preparados para ele.


Alexandre

3 comentários:

  1. Concordo plenamente... E conforme já me apercebi, esses TOP restaurants de estrela, acabam por serem eles que proporcionam ao cliente as melhores experiências pois são eles que formam conceitos novos e inexistentes ou pouco explorados.

    A meu ver esses conceitos para os cozinheiros podem ditar as modas; fumos, espumas, gelatinas, suffles, pós, etc...

    Cabe a nós (cozinheiros) criar o conceito próprio e faze-lo por sobre rodas, que nem sempre é fácil com um patão ou uma empresa por trás a mandar!

    ResponderEliminar
  2. :)
    No início, cozinheiro-aprendiz (cheio de Si, cheio de medo!), a técnica é fundamental, sem ela não somos nada! Dominada a técnica- prática, ou seja, 1001 sustos depois de acharmos a nossa própria técnica... talvez aí comece o conceito!
    Enfim... também a cozinha é uma arte! E como em todas as artes, o conceito, a inspiração precisam de uma base técnica!
    O meu desejo enquanto aprendiz de feiticeiro... um dia ser capaz de arrebatar corações, inspirar, enternecer, provocar, suscitar mil interpreatções de um empratamento... e no fim deliciar!
    Concursos à parte... o maior concurso o Bocca já venceu ou vence... dia a dia, cliente a cliente!
    BOA SORTE!

    ResponderEliminar
  3. Obrigado Marta!
    Sim o BOCCA é sem dúvida o nosso concurso mais importante!

    ResponderEliminar